RESUMO DA COPA - URUGUAI, 1930.

A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL foi realizada pela primeira vez em 1930 e foi sediada no URUGUAI, com jogos realizados entre 13 e 30 de julho. A escolha do URUGUAI como primeiro país sede não se deu por acaso e foi uma escolha feita também em consideração ao centenário da independência do país.

Nesta primeira edição apenas 13 países enviaram representantes e esta copa foi marcada por ser a única na história sem disputa de eliminatórias. Os países europeus não demonstraram grande interesse em participar devido ao alto custo da viagem e dificuldades de deslocamento naquela época. Participaram desta copa as seleções da Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia , México, Paraguai, Peru, Romênia e Uruguai.

O torneio foi disputado na primeira fase com 4 grupos, sendo um com 4 times e os outros com três, passando apenas o vencedor de cada grupo para a semi-final. Numa semi-final a Argentina goleou os Estados Unidos por 6x1 e, na outra, o Uruguai venceu a Iugoslávia pelo mesmo placar. Na grande final, assistida por 93 mil pessoas no Estádio Centenário, em Montevidéo, uma vitória por 4x2 consagrou a celeste como a primeira seleção nacional a se consagrar campeã mundial de futebol pela FIFA.

Comentários

  1. Mudou o foco dos acontecimento????
    CHUPA PINCHA E COLIGAY!!!!!!!

    RUMO AO BI DA AMÉRICA E DO MUNDO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Foco? Não abordo dupla grenal neste espaço justamente em função desse tipo de conduta "xiita", de quem não tem nenhum senso esportivo e só fala de futebol quanto interessa. Usar expressões "Chupa Pincha" e "Coligay" é uma maneira ridícula e irritante de comemorar uma classificação para semi-final de libertadores. Mas pedir bom senso e respeito normalmente é algo inútil para muitos... Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tá brabinho, tá!?!?!
    hahahahah
    Certamente tu deve estar de cabeça inchada pelo fato de seus dois times terem caído fora da Copa do Brasil e Libertadores.
    Acontece...

    ResponderExcluir
  4. Bacana professor, o post da Copa do Mundo!
    Júnior Espícouls...

    ResponderExcluir
  5. Caro Felipe,não citastes o principal motivo do Uruguai ter sido escolhido como sede de 1930:o bicampeonato olímpico de futebol de 1924 e 1928,na época em que o futebol olímpico tinha a mesma importancia de uma copa do mundo nos tempos atuais(já que não existia a mesma)e pelo belo futebol que a equipe charrua desfilava mundo afora.Agora,o que esta acontecendo com a tradissionalíssima Taça Libertadores da américa???só time ''chinelo'' tem conquistado ela(ou chegando nas fases decisivas).Temo pela extinção do torneio,pelo baixo nivel tecnico de seus ultimos vencedores de 6 anos pra cá,rsrsrs...por último,25 de Abril(time) da Coréia do Norte(ou 4.25 SG).Dica MA-RA-VI-LHO-SA para um time de botão(hehehehe...)Abraços nando/noir.

    ResponderExcluir
  6. Boa Noir, muito obrigado pelas informações adicionais. Valeu e a próxima copa é contigo. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Mudou o foco dos acontecimento????

    CONCORDÂNCIA NOMINAL ZERO.... HEINHÔ BATISTA!!!!

    MALDITA INCLUSÃO DIGITAL.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÚNEL DO TEMPO: VH EM POA, 1983!

VENDO CHUTEIRA LOTTO!

LIGA GAÚCHA FM: CALENDÁRIO 2023!